Seleucia Fontes / Governo do Tocantins
Sinopse – Hercy Filho ressaltou a importância do turismo para a Região das Serras Gerais.
O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho, participou nesta sexta, 14, da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel, que reúne os municípios de Almas, Dianopólis, Porto Alegre do Tocantins, Novo Jardim, Taipas, Chapada da Natividade, Rio da Conceição, Conceição do Tocantins e Ponte Alta do Bom Jesus.
Hercy Filho comemorou a iniciativa. “Com certeza, as soluções poderão ser mais rápidas por meio dos consórcios”, disse. “O Governador está dando ao turismo a proeminência que ele merece”, continuou, ressaltando os avanços do setor na região das Serras Gerais e projetos do Governo do Estado, como a sinalização turística e os cursos de qualificação profissional. Também pediu o apoio dos municípios no repasse de informações para o Observatório do Turismo e para o projeto de Inventariação Turística do Estado. “A marca do governador Wanderlei Barbosa é a parceria”, completou.
Durante a reunião, a secretária executiva Raquel Macedo apresentou o planejamento do ano, ressaltando a importância da ampliação de finalidades do Consórcio.
Prefeitos
Prefeito José Salomão, de Dianopólis, ressaltou a importância do cooperativismo. “O caminho é esse”, disse.
José Luciano, prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, lembrou a necessidade de preparar os municípios para o turismo e elogiou as potencialidades da região Sudeste.
A prefeita de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira, citou o crescimento que o Consórcio pode proporcionar aos municípios. “Acredito que temos tudo para melhorar”.
Já o prefeito Élio Dionízio, de Chapada da Natividade, falou das demandas da região e do poder da união. “Vejo o Consórcio como um portal”, ressaltou.
Prefeito de Almas e presidente do Consórcio, Wagner Nepomuceno (Waguinho) lembrou que o Consórcio tem crescido em representação e que o apoio do Ministério do Turismo, por intermédio de Hercy Filho, foi muito importante, sendo a meta alcançar 12 municípios consorciados. O primeiro projeto é voltado ao tratamento de resíduos sólidos, um ponto importante para a preservação ambiental e, em consequência, a atração turística. “Com o Consórcio vamos trabalhar para melhorar a região”, ressaltou.